quarta-feira, 22 de julho de 2015

Bob Marley

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Robert Nesta Marley
Naturalidade: Saint Ann - Jamaica
¤ - 06/02/1945           † - 11/05/1981
--------------------------------------------------------------------

Bob Marley é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Na sua obra, lidava com os problemas dos pobres e oprimidos e foi um grande divulgador da religião rastafári, pregando a irmandade e a paz mundial. Bob foi casado com Rita Marley, uma das cantoras de apoio do grupo “The Wailers” na época do seu auge. Com ela teve quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), entre eles os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical do pai. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música.


Filho de Norval Sinclair Marley, militar branco do exército inglês, e Cedella Booker, uma negra do norte do país, Bob cresceu sem a figura do pai. Norval abandonou Cedella logo após o casamento, mas continuou dando apoio financeiro a família, que raramente via. Após a morte de Norval, Marley e sua mãe se mudaram para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura. Bob teve uma juventude difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista muito crítico sobre os problemas sociais. Marley começou na música com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. Em 1975, com “No Woman, No Cry”, ganhou fama mundial.

Em 1976, sofreu um atentado às vésperas das eleições, em sua casa, onde foram feridos ele, sua mulher e o empresário Don Taylor. Acredita-se que o tiroteio teve motivações políticas por seu apoio ao candidato que acabou sendo eleito. Em 1976, gravou dois álbuns na Inglaterra e acabou sendo preso por porte de maconha. Em 1977, Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé que não cicatrizava, diagnosticada depois como um câncer de pele. Os médicos o aconselharam a amputar o dedo, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafáris que pregam que não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo. Passou por uma cirurgia para tentar extirpar o câncer, sem sucesso. O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Numa turnê nos Estados Unidos, em 1980, desmaiou no Central Park, depois de uma série de shows. Marley procurou ajuda em Munique para tratar-se, mas não obteve resultados. Seu estado se agravou durante a volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami, onde faleceu, aos 36 anos.

Bob Marley, Mick Jagger e Peter Tosh
Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado. Sua música ganhou mais força desde sua morte, dando ele um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Muito popular ao redor do mundo, particularmente na África e na América Latina, é considerado por muitos como o primeiro popstar do Terceiro Mundo. Após a sua morte, a data de seu aniversário foi decretada como feriado nacional na Jamaica.

Vejam abaixo um vídeo onde Bob Marley toca uma versão acústica de "Redemption song".


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!