terça-feira, 3 de março de 2015

Gilberto Gil

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Gilberto Passos Gil Moreira
Naturalidade: Salvador / Bahia – Brasil 
¤ - 26/06/1942
--------------------------------------------------------------------

Gilberto Gil, músico e político brasileiro, é um dos grandes nomes da MPB. Ao lado do amigo Caetano Veloso, liderou o movimento chamado “Tropicália”, que mudou os rumos da música nacional. No Brasil, a dupla Caetano e Gil tem importância comparável a de John Lennon e Paul McCartney. Em 2003 foi convidado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para assumir o cargo de ministro da cultura, que ocupou por cinco anos e meio. Gilberto Gil é também um dos principais defensores do Software Livre e da Liberdade Digital.


Filho do médico José Gil Moreira e de Claudina, nasceu em Salvador, mas logo se mudou com a família para a pequena Ituaçu, no interior do Estado, onde passou seus primeiros anos de vida. Pelo rádio, recebeu as primeiras influências musicais, sobretudo de Luiz Gonzaga. Com oito anos, voltou para Salvador e frequentou uma academia de acordeon. Mais tarde, ganhou de presente dos pais um violão, mesma época em que conheceu o trabalho de João Gilberto, que lhe influenciou de imediato. Nos tempos da faculdade de Administração, conheceu Caetano Veloso, sua irmã Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé.

Formou-se em 1965 e partiu com a esposa para São Paulo. A primeira apresentação em São Paulo ocorreu no “V Festival da Balança”, um festival universitário que marcou a primeira gravação em disco tanto de Gil como de Bethânia, que fez sucesso na época com “Carcará”. Em 1967, participou do Festival de Música da Record e causou sensação com “Domingo no Parque”, acompanhado pelos Mutantes e que, ao lado da música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso, seriam o carro-chefe do tropicalismo. Naquele período, as músicas de protesto e conscientização de Caetano e Gil agitaram a opinião pública, incomodando o regime militar brasileiro, que os enquadrou na lei de segurança nacional e foram expulsos do país. Em 1969, ambos se exilaram em Londres. Em 1970, Gil foi o único latino a participar do Festival da Ilha de Wight, ao lado dos maiores astros do rock-pop mundial da época, como The Who, Jimi Hendrix e The Doors.

Nos anos 1970, acrescentou elementos da música africana, norte-americana e jamaicana (reggae), ao já vasto repertório, e continuou lançando álbuns, como o disco “Doces Bárbaros”, ao lado dos amigos Caetano, Gal e Bethânia. Nos anos 80, trabalhou com Jimmy Cliff pouco depois de ter feito uma versão em português de “No Woman, No Cry”, de Bob Marley e que se tornou um grande sucesso trazendo a influência do reggae para o Brasil. Participou também do espetáculo “O Grande Circo Místico” da dupla Chico Buarque e Edu Lobo. Gil também ganhou destaque na defesa do Software Livre e da Liberdade Digital, movimento que visa repensar a forma como é tratado o direito autoral.

Confiram abaixo um vídeo da música "Desde Que o Samba é Samba".


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!