sexta-feira, 19 de julho de 2013

John Lennon

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: John Winston Lennon
Naturalidade: Liverpool – Inglaterra
¤ - 09/10/1940           † - 8/12/1980
--------------------------------------------------------------------

John Lennon foi um artista complexo e que ganhou fama mundial como um dos fundadores dos “Beatles”, grupo de rock que influenciou o mundo, tanto cultural como artisticamente. Nesta época, formou com Paul McCartney o que seria uma das melhores e mais famosas duplas de compositores de todos os tempos. Lennon recebeu diversos prêmios, títulos e protagonizou muitas polêmicas. Foi considerado pela mídia como o oitavo britânico mais importante de todos os tempos, o quinto melhor cantor da história, entre outros prêmios. Numa entrevista, ainda com os Beatles, causou grande repercussão ao dizer que “o catolicismo estava enfraquecendo e que naquele momento, os Beatles seriam mais conhecidos do que Jesus”, o que gerou uma onda de protestos e ameaças. Mais tarde ele se retrataria dizendo que tinha sido mal interpretado e que, se ao invés do que falou ele tivesse dito que “a TV era mais popular do que Jesus”, não haveria tanta polêmica.


Filho de Alfred Lennon com Julia Lennon, nasceu em Liverpool e cresceu numa família desestruturada. Alfred trabalhava na marinha mercante e foi um pai ausente, largando Julia mais tarde. Julia, por sua vez, se viu obrigada a deixar John sob os cuidados da sua irmã, Mary. Julia faleceu ainda na adolescência de John, vítima de atropelamento. Após alguns anos com os Beatles, tornou suas letras mais densas, influenciado por Bob Dylan. Casado com Cynthia Powell, com quem teve um filho, conheceu em 1966 a artista plástica Yoko Ono e, dois anos mais tarde, lançaram um álbum experimental, que chocou por apresentar o casal nu na capa e contracapa do disco. Cynthia pediu o divórcio no mesmo ano e em 1969, John e Yoko se casaram. Usaram a repercussão do casamento para divulgar um evento pela paz, chamado de "Bed in peace" ("na cama pela paz"), num trocadilho onde afirmava que enquanto alguns faziam guerra, eles faziam amor. Ainda neste ano, Lennon devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico à Rainha, como protesto contra o apoio do Reino Unido à guerra do Vietnã e o envolvimento do país no conflito de Biafra.


Após o fim dos Beatles, em 1970, John lança seu primeiro disco solo. John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Foi perseguido pelo governo Nixon por seu apoio a líderes da esquerda americana, forçando um processo de extradição de John dos EUA, que durou três anos. Após vencer o processo de imigração e conseguir o visto, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho, Sean Lennon. Voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum. Quando voltava do estúdio de gravação em Nova Iorque, junto da mulher, John foi assassinado por Mark David Chapman.

Veja abaixo o clipe da música "Imagine", um de seus maiores sucessos na carreira solo.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!