quarta-feira, 15 de maio de 2013

Beethoven

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Ludwig Van Beethoven
Naturalidade: Bonn / Renânia do Norte – Alemanha
¤ - 17/12/1770           † - 26/03/1827
--------------------------------------------------------------------

Ludwig Van Beethoven, compositor alemão, é considerado um dos pilares da música ocidental, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos. Beethoven nasceu numa família de origem flamenca. Herdou o nome do seu avô, Lodewijk, que tinha sido maestro de capela do príncipe. Foi dele que Beethoven recebeu suas primeiras lições de música e se mostrou um prodígio ao piano. Sua mãe, Maria Magdalena Kewerich, casou-se duas vezes. Depois da morte do primeiro marido, Magdalena casou-se com Johann van Beethoven. Ludwig teve sete irmãos, quatro dos quais morreram na infância. Ludwig sempre foi um talento musical excepcional. Com oito anos de idade, foi confiado ao melhor mestre de cravo da cidade, que lhe deu uma formação musical sistemática. Numa carta, seu mestre afirmava que Ludwig, de dez anos, dominava todo o repertório de Bach e que seria como um segundo Mozart. Compôs as suas primeiras peças aos onze anos de idade.


Com 17 anos, já trabalhando com música, faz amizade com o Conde Waldstein, que vendo seu talento, enviou-o para Viena para estudar com Joseph Haydn. Regressou pouco tempo depois, devido à morte de sua mãe. A partir daí, teve que lutar contra dificuldades financeiras, já que seu pai tinha perdido o emprego por conta do alcoolismo. Aos 21 anos, muda-se para Viena. Tornou-se um pianista admirado e publica suas obras. Com 26 anos, veio seu drama: a perda de audição. Consultou médicos, fez vários tratamentos, mas sem sucesso. Em depressão, pensou até em suicidar-se. A doença progrediu e, aos 46 anos de idade, estava praticamente surdo, o que não o impedia de acompanhar um musical. Com 31 anos e insatisfeito com sua obra, decide seguir um novo caminho. Compõe a Sinfonia nº3 em Mi bemol Maior, Op.55, intitulada de “Heróica”, uma obra sem precedentes na história da música sinfônica, considerada o início do Romantismo na música erudita.

Em 1808, surge a Sinfonia nº5 em Dó menor, cuja abertura foi considerada como uma evidência da sua loucura. Em 1824, compõe a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, Op.125 (a “Nona”), para muitos a sua maior obra-prima. Pela primeira vez era inserido um coral num movimento de sinfonia. Falece em 1827. Seu funeral foi acompanhado por 20.000 cidadãos vienenses. A causa de sua morte ainda gera discussões. A partir de Beethoven a música nunca mais foi a mesma. As suas composições eram criadas sem a preocupação em respeitar regras que, até então, eram seguidas. Inaugurou a tradição do compositor livre, que escreve música para si, sem estar vinculado a um nobre. Alguns críticos o consideram como um dos poucos homens que merecem o adjetivo de "gênio".

O vídeo abaixo é um trecho do filme "Minha Amada Imortal", que mostra a primeira apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven, interpretado neste filme pelo ator Gary Oldman.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!