quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Villa-Lobos

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Heitor Villa-Lobos
Naturalidade: Rio de Janeiro / RJ – Brasil
¤ - 05/03/1887           † - 17/11/1959
--------------------------------------------------------------------

Heitor Villa-Lobos foi maestro e compositor brasileiro, destacado como o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música e o maior expoente musical do modernismo no Brasil, compondo obras que enalteciam o espírito nacionalista, incorporando elementos das canções folclóricas, populares e indígenas. Filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos foi desde cedo incentivado aos estudos, pois sua mãe queria vê-lo advogado. No entanto seu pai, Raul Villa-Lobos, funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que o pequeno Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo.


Aos 12 anos, já órfão de pai, Villa-Lobos passa a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes. Paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e, neste contexto, desenvolveu-se também no violão. De temperamento inquieto, fez desde cedo escapadas pelo interior do Brasil, primeiras etapas de um processo de absorção do universo musical brasileiro. As primeiras composições de Villa-Lobos trazem a marca dos estilos europeus da época, influenciado principalmente por Wagner, Puccini, pelo alto romantismo francês e logo depois pelos impressionistas. Em 1913 Villa-Lobos casou-se com a pianista Lucília Guimarães.

O compositor chegou à década de 20 como senhor de seus recursos artísticos. Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. Violentamente atacado pela crítica especializada da época, viajou para a Europa em 1923 e, em Paris, teve contato com toda a vanguarda musical da época. Depois de uma segunda permanência na capital francesa (1927-1930), voltou ao Brasil a tempo de engajar-se nas novas realidades produzidas pela Revolução de 1930, quando realiza turnê por sessenta e seis cidades, a "Cruzada do Canto Orfeônico". Em sua obra, o maestro combinou todos os estilos e gêneros, introduzindo materiais musicais tipicamente brasileiros e combinações inusitadas de instrumentos, como a imitação dos cantos de pássaros. Seu casamento com Lucília termina na década de 1930.

Antiga nota de 500 Cruzados, que homenageava Villa Lobos

Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida, a Mindinha, uma ex-aluna, que depois de sua morte se encarrega da divulgação de uma obra monumental. O impacto dessa obra foi internacional e inspirou diversos artistas, como Tom Jobim. Villa-Lobos nunca teve filhos. Faleceu em 17 de novembro de 1959. Em 1960, o governo do Brasil criou o Museu Villa-Lobos na cidade do Rio de Janeiro.

Veja abaixo o excelente violonista Turíbio Santos (que já gravou um disco só com composições do maestro) tocando "Choro N° 1", composta por Villa Lobos em 1920 para violão solo.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!