sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mozart

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart
Naturalidade: Salzburgo – Áustria
¤ - 27/01/1756           † - 05/12/1791
--------------------------------------------------------------------

Mozart era um milagre divino… pelo menos era o que pensava Leopold, músico experiente e violinista afamado, sobre seu prodigioso filho caçula, que se tornaria mais tarde o mais influente compositor austríaco do período clássico. Logo nos primeiros anos de vida, Wolfgang já demonstrava incomum habilidade musical. Ao reconhecer este dom, Leopold não pensou duas vezes: abandonou suas pretensões pedagógicas e compositivas para dedicar-se à educação do filho e de sua irmã Nannerl, que também cedo manifestou extraordinários dotes musicais, porém demonstrava clara preferência por Wolfgang, que teve suas primeiras aulas de música aos 4 anos e já no ano seguinte, começava suas primeiras composições. Assim que se mostraram aptos para apresentações públicas, Leopold e seus filhos fizeram extensas viagens pela Europa, organizadas privadamente por ele com objetivos de consagrar seus filhos como gênios precoces e obter ganhos financeiros. Seus filhos fizeram inúmeros concertos, foram submetidos a testes, visitas de cortesia, contatos profissionais, entre tantos outros eventos entre a alta sociedade européia da época, paralelamente à continuidade de seus estudos em música e na instrução elementar. O cronograma dessas viagens eram exaustivas e por vezes cobraram caro da sua saúde.

Chegando à adolescência foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira por sua ineficiência em administrar seus ganhos. Chegou a dar algumas aulas de música e é possível que tenha dado algumas lições para o jovem Beethoven em sua primeira e curta visita a Viena.

Nota austríaca de 5000 xelins

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música erudita. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem complexa demais e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguindo conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular. Nos seus últimos anos surgiram algumas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidas, além de seu Réquiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Veja abaixo uma compilação de cenas do filme "Amadeus" que conta a vida de Mozart, tendo como trilha sonora alguns de seus concertos para piano.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!