quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Chuck Berry

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Charles Edward Anderson Berry
Naturalidade: Saint Louis / Missouri - Estados Unidos
¤ - 18/10/1926
--------------------------------------------------------------------

Chuck Berry é apontado por muitos como o inventor do rock and roll. Apesar de ninguém poder garantir que criou o rock and roll sozinho, já que o estilo é produto de um contexto do pós-guerra nos EUA e da mistura de blues, country, música gospel e folk que era feita por vários músicos durante a época, Chuck Berry é considerado um dos pioneiros do estilo justamente por ter feito a mistura funcionar… e bem. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 5º maior artista da música de todos os tempos e o sétimo melhor guitarrista do mundo. Teve em Nat King Cole, sua grande influência. Enquanto ainda há controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, em 1955, sintetizavam totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, com dicção impecável e diferentes solos de guitarra. Durante sua carreira ele gravaria tanto baladas românticas quanto blues, mas foi no recém nascido rock que Berry ganhou fama. Ele gravou mais de trinta sucessos a aparecerem no Top 10, e suas canções ganharam versões de centenas de músicos de blues, country e rock and roll. Entre seus clássicos está "Johnny B. Goode", provavelmente a mais famosa introdução de guitarra da história do rock.

Quando jovem, Berry passou três anos num reformatório por tentativa de assalto. Mas a acusação pior viria em 1959, quando convidou uma índia apache de 14 anos para trabalhar em seu clube noturno em St. Louis. A garota seria pega pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de aliciamento de menores. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e multado em 5.000 dólares. Chuck foi solto em 1963, mas seus dias de glória ficaram para trás. Mesmo assim ele ainda obteve sucessos. Em 1966 gravou uma coletânea com seus sucessos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas novas, preferindo capitalizar o sucesso que suas canções clássicas tinham junto ao público. 

Sua influência no mundo musical é enorme, passando por Beatles e Rolling Stones. Chuck viajou em turnê por muitos anos carregando apenas sua guitarra Gibson, confiante no fato de que poderia contratar uma banda que conhecia suas músicas em qualquer lugar que fosse. Chuck Berry teve seis de suas músicas incluídas na Lista das 500 melhores canções de sempre da Revista Rolling Stone, sendo "Johnny B. Goode" a sétima da lista. Com relação à sua música mais famosa, ela foi um dos sons humanos levados pelas naves Voyager 1 e 2 para o espaço, caso haja contato com seres extraterrestres. Em 2008 e 2009, Chuck Berry realizou vários shows no Brasil.

Veja abaixo um vídeo com o desempenho ao vivo de Berry na música "Johnny B. Goode", com alguns comentários de grandes guitarristas como Keith Richards e Johnny Rivers. Um vídeo que mostra o quanto ele era um showman.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!