quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tom Jobim

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Naturalidade: Rio de Janeiro / RJ – Brasil
¤ - 25/01/1927           † - 08/12/1994
--------------------------------------------------------------------

Considerado como o maior expoente da música brasileira de todos os tempos (pela revista Rolling Stone), Tom Jobim foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador, violonista e um dos criadores da bossa nova, movimento musical que fez com que o país ganhasse notoriedade internacional. Autor de grandes clássicos, com destaque para o grande sucesso “Garota de Ipanema“ (em parceria com Vinícius de Moraes), possivelmente a música brasileira mais tocada no exterior. Aprendeu a tocar violão e piano na adolescência em aulas com alguns professores, entre eles o alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil. Quando jovem, pensou em seguir a carreira de arquiteto, inclusive cursando o primeiro ano da faculdade, mas logo desistiu para se tornar pianista.


No início de sua carreira, tocou em bares e boates cariocas, até ser contratado como arranjador pela gravadora Continental. Algum tempo depois conheceu Vinícius de Moraes, musicando sua peça Orfeu da Conceição em 1956, um grande sucesso da época. Em 1958, foi lançado o LP Canção do Amor Demais, em parceria com Vinícius e com interpretação da cantora Elizeth Cardoso, disco considerado o marco inaugural da bossa nova pela originalidade das melodias e harmonias do violão do então desconhecido João Gilberto, que gravou no ano seguinte o LP “Chega de Saudade” que teve arranjos e direção musical de Tome que selou os rumos que a música popular brasileira tomaria dali para frente.

Consolidado o sucesso da bossa nova no Brasil chegara o momento de apresentar o novo som para o exterior, no qual também obteve sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Em solo americano, em 1965, gravou seu primeiro disco individual (“The Composer of Desafinado plays”) e mais tarde, em 1967, volta para os Estados Unidos para gravar um LP com um dos grandes mitos americanos, o cantor Frank Sinatra. Com o passar dos anos foi aprofundando seus estudos e adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa Lobos e Debussy. Compôs músicas mesclando harmonias do jazz com elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura nacional. Teve muitos parceiros, grandes sucessos, foi tema de samba enredo de escola de samba (1992) e hoje empresta seu nome ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão Antônio Carlos Jobim, que foi renomeado junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, entre eles, um de seus parceiros, o cantor e compositor Chico Buarque.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!