quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Renato Russo

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Nome: Renato Manfredini Junior
Naturalidade: Rio de Janeiro / RJ – Brasil
¤ - 27/03/1960           † - 11/10/1996
--------------------------------------------------------------------

Renato Russo foi cantor e compositor brasileiro, célebre por ter sido o vocalista e fundador da banda de rock “Legião Urbana”. Antes da fundação do grupo, que o tornou conhecido mundialmente, Renato integrou o grupo musical “Aborto Elétrico”, do qual saiu devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Bissexual assumido, Renato morreu devido às complicações causadas pela AIDS, à época com 36 anos. Como integrante da Legião Urbana, Russo lançou oito álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, alguns lançados postumamente, e diversos singles, escritos em sua maioria pelo próprio. Gravou ainda três discos solo.

Até os seis anos de idade, Renato viveu no Rio de Janeiro. Em 1967, mudou-se com a família para Nova Iorque, já que seu pai, funcionário do Banco do Brasil, fora transferido para a agência nos Estados Unidos, época em que teve contato com a língua e a cultura norte-americana. Em 1969 volta para o Brasil e pouco tempo depois, em 1973, muda-se com a família para Brasília. Em 1975, aos quinze anos, Renato é diagnosticado como portador de uma doença óssea, ficando seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento, Renato teria se dedicado a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos, período determinante na formação musical. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico), e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, terminando por conta das brigas. O grupo foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, entre outros). Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, fase que dura poucos meses.

Após esta fase, forma a Legião Urbana, que teve algumas idas e vindas de músicos em sua formação. À frente da Legião, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, criando uma relação com os fãs que chegava a ser mística. Renato Russo faleceu no dia 11 de outubro de 1996 em consequência de complicações causadas pela AIDS (era soropositivo desde 1989, mas jamais revelou publicamente, como fez Cazuza), deixando um filho. No dia 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do cantor, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ao lado do empresário Rafael Borges, anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima-se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato e mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos.


Fonte: Wikipedia
Imagens: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, que será sempre bem vindo. Responderei assim que possível!