sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Curso de introdução à pintura

Como parte culminante do projeto "Ícones da Música", neste fim de semana seria o início ao Curso de Introdução à Pintura, mas por conta das comemorações tanto de Natal como de Reveillón (e o curso acontece aos sábados, na Fundação Cultural Prof. Mota), decidimos por bem deixar o início do curso para o dia 05 de janeiro de 2013, período em que todos tem melhor condição de frequentar o curso.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

The Beatles

Acrílico sobre vinil
--------------------------------------------------------------------
Integrantes: 
John Winston Lennon, James Paul McCartney,
George Harold Harrison e Richard Starkey (Ringo Starr).
Naturalidade: Liverpool – Inglaterra
☼ - 12/08/1960*           † - 10/04/1970** (* e ** - origem e término da banda)
--------------------------------------------------------------------

Os Beatles foram uma banda de rock britânica formada em Liverpool e um dos grupos musicais mais bem sucedidos e aclamados da história da música popular, a única banda retratada nesta exposição. O grupo tinha seu estilo enraizado no rock’n’roll dos anos 50, como a música de Elvis Presley, mas com o tempo assumiram diversos gêneros que passavam do folk ao rock psicodélico, incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade fez com que a imprensa britânica cunhasse o termo “Beatlemania”, o que fez com que crescessem em sofisticação. Os Beatles vieram a ser percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 60. A banda foi incluída coletivamente pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do século XX.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga

Acrílico sobre vinil - 2011
--------------------------------------------------------------------
Nome: Luís Gonzaga do Nascimento
Naturalidade: Exu / PE – Brasil 
¤ - 13/12/1912           † - 02/08/1989
--------------------------------------------------------------------

Em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, hoje vamos tratar aqui do “Rei do Baião”. Gonzagão foi uma das mais completas, inventivas e importantes figuras da MPB. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e injustiças do sertão nordestino para o resto do país, numa época em que o baião, o xote e o xaxado eram desconhecidos. Admirado por grandes músicos, como Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com antológicas canções como "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949), e etc. Autêntico representante da cultura nordestina manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sudeste do país.